Construções metalomecânicas-Serralharia de bancada

PRA – 14 Construções Metalomecânicas - Serralharia de Bancada

Formador: José Barroso

No módulo de serralharia de bancada aprendemos a fazer uma peça a partir de um bloco de ferro e de um desenho técnico. Para isso aprendemos a utilizar as diversas ferramentas de serralharia, tais como, o torno, os mordentes (de alumino de modo a não ferir a superfície da peça de ferro), a lima, a lima de meia-cana, a lima redonda, o martelo, a punção, o engenho de furar, o serrote para metal, os machos para abrir rosca, o mandril, a lixa, etc.

 Primeiro transpusemos para a peça a trabalhar todas as marcações constantes no desenho para saber exatamente onde furar, roscar, cortar e desbastar, depois trabalhámos o bloco até que cumprisse todas as especificações, verificando as esquadrias com o auxílio de esquadros para serralharia. Abrimos roscas de diferentes medidas em alguns dos furos, de acordo com o desenho e mandrilámos os furos de acordo com as especificações constantes no desenho.

 Foi o primeiro contacto prático com uma oficina de metalomecânica e por isso, acabou por servir também para aprendermos a utilizar corretamente os equipamentos de segurança individual, as botas de biqueira de aço, a bata, as luvas e os óculos de proteção que se revelaram fundamentais para o desempenho, em segurança, nas nossas funções em oficina.

 A avaliação foi atribuída de acordo com o produto final do nosso trabalho, ou seja, a peça acabada.

Contactos

Filipe Estraboucha estraboucha@gmail.com