UFCD - CLC
PRA- Cultura Língua e Comunicação ( clc5, clc6, clc7 )
formadora: carla belchior e ...
Reflexão - clc5
Cultura comunicação e média
O clc 5 (cultura comunicação e média) tem como objectivo) dar-me a conhecer a nossa evolução como sociedade.
Reflectimos como éramos antes de dispormos destas tecnologias e de toda a informação de que hoje dispomos.
Falamos sobre como nos tornamos, nas vantagens e desvantagens para a sociedade e de como nos tornamos dependentes e totalmente viciados nas novas tecnologias.
No dr1 abordámos a evolução e a forma como se comunica desde o final do século (xix) falamos sobre as ondas electromagnéticas de quando se fez a primeira chamada de telemóvel, da utilização do telemóvel e a transformação da vida social da população provocada pela sua utilização.
No dr2, que trata do computador e a sociedade, vimos que as tecnologias de informação e comunicação (tic) estão no epicentro das mudanças e do desenvolvimento das sociedades actuais que ocorrem de forma rápida e imprevisível desempenhando um papel preponderante para a evolução de muitas sociedades e economias.
No dr2, aprendi também como se faz um curriculum vitae, uma carta de apresentação e uma carta de candidatura espontânea.
No dr3 tratámos os mass média, como se deve apresentar uma notícia, os seus conceitos básicos e a estrutura da notícia.
Aprendi também como se deve estruturar uma reportagem e a sua metodologia
De trabalho.
Vimos também como os mass media passam a publicidade para a sociedade e a sua importância na mesma.
Por fim, no dr4, vimos como a internet está inserida na nossa sociedade, as suas vantagens e desvantagens para a sociedade e como estamos dependentes e viciados na internet.
Em relação às dificuldades: foram algumas, mas com uma boa explicação da formadora e com o meu empenho foram ultrapassadas.
Nunca tinha trabalhado nesta área, mas achei a matéria interessante e de valor para o enriquecimento do meu conhecimento e para uma melhor compreensão do mundo onde vivemos.
O módulo foi dado em 50 horas pela formadora Carla Belchior e os vários temas foram debatidos entre todos e analisadas as várias fichas, no fim de cada (dr).
A avaliação foi feita através da assiduidade e do empenho de cada um no decorrer das aulas, com a participação activa em exercício de leitura, compreensão e expressão escrita e oral.
REFLEXÃO CLC-6
-Recorre a terminologias específicas no âmbito do planeamento e ordenação do território, construção de edifícios e equipamentos.
-Compreende as noções de ruralidade e urbanidade, compreendendo os seus impactos no processo de integração socioprofissional.
-Identifica sistemas de administração territorial e despectivos funcionamentos integrados.
-Relaciona a mobilidade e fluxos migratórios com a disseminação de patrimónios linguísticos e culturais.
Consegui com este módulo compreender melhor os fluxos migratórios em Portugal;
Consigo agora distinguir os meios rurais e os meios urbanos;
E também conhecer melhor a nossa língua e a nossa cultura (património linguístico).
Fizemos um trabalho sobre o filme “OS LISBOETAS” onde me identifiquei um pouco com a situação dos emigrantes já que também eu já estive noutro país também como emigrante.
Reflexão- CLC-7 Fundamentos Cultura Língua e Comunicação
No final desta unidade de formação sobre o meu ponto de vista fiquei, a saber, qual a importância desta aprendizagem, para a minha vida futura. É óbvio que estas aprendizagens têm vindo cada vez mais a ter um maior enriquecimento e importância para o meu futuro.
Foram abordados vários assuntos de conhecimento geral relacionados com algumas obras literárias e estudamos a sua evolução desde o Medieval aos tempos modernos, bem como a história do cinema e biografia de algumas personagens relacionadas com a literatura portuguesa, tais como:
Gil Vicente, Almeida Garrett, Sophia de Mello Breyner.